Aqui você encontra:portodegalinhas,pousadas em porto de galinhas,hotel em porto de galinhas,pousada em porto de galinhas,hoteis em porto de galinhas,locação de veículos e vans, passeios e locação de buggy,locação de motos,hotéis e pousadas em,transfer e receptivo para Porto de Galinhas,locação de micro e onibus,ferias em porto de galinhas,mapas de prto de galinhas,pousadas em natal,hoteis em natal,pousadas em maceio,hoteis em maceio,pousadas em joao pessoa,hoteis em joao pessoa, pousadas e hoteis em recife,pousadas e hoteis em olinda,pousadas e hoteis em maragogi,pousadas e hoteis em fernando de noronha,hotel solar, hotel marupiara,summerville beach resort,nannai beach resort,restaurantes em porto de galinhas,taxi para porto de galinhas.

Olinda

Olinda, eternamente linda - Olinda é a cidade da devoção, salpicada pelas dezenas de igrejas barrocas e seus sinos, que embalam o corpo da cidade, ou pelos devotos carnavalescos, que deslizam em ladeiras centenárias, carregados pelo contagiante ritmo do frevo..

A primeira imagem da cidade é inconfundível: ao fundo, observamos um límpido azul com espumas brancas debruçando nas areias das praias. Contornando a miragem, enormes palmeiras balançam, tentando novos ângulos para contemplar este Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, título cedido pela UNESCO. Uma tela renascentista emoldurada pela natureza tropical.

Aproximando os olhos, entendemos porque Olinda é a eleita pelos poetas: as suaves colinas sustentam 20 belas igrejas barrocas, centenas de casas coloniais coloridas, sobrados e mirantes que relatam grande parte da rica história brasileira.

As igrejas barrocas são parada obrigatória

Apenas a 7 km de Recife, a cidade da magia valoriza a cultura nacional. As atrações são muitas e todas devem ser visitadas, pois você não sabe quando voltará outra vez. Comece o seu tour pelo Centro Histórico, que você pode percorrer a pé ou de carro. Os guias mirins vão importuná-lo (a) muito para lhe acompanhar, não se incomode com eles ou contrate-os e vamos conhecer a cidade.

Que tal começar pelas belas igrejas? A Nossa Senhora do Carmo é a primeira igreja da ordem das carmelitas fundada no Brasil. Foi construída em 1580 em estilo colonial renascentista. Um pouco mais antiga é a Igreja da Misericórdia (81)429-2922, no Alto da Sé, construída em 1549, com riquíssimas obras de talha douradas, muitos painéis de azulejos portugueses e altar-mor em estilo neoclássico. Que tal comer biscoitos com massa de hóstia? Não, não é pecado. Na Igreja de N. S. do Monte (81)429-0317, uma das mais antigas da cidade e a primeira igreja brasileira dedicada à Nossa Senhora, os religiosos vendem esses sagrados biscoitos para você saborear ao som de cantos gregorianos. O deleite é todo seu, em dose dupla.

Tipicamente barroco e com altar folheado a ouro, O Mosteiro de São Bento (81)429-3288, também lhe recebe com cânticos gregorianos e púlpitos de madeira talhada, datados de 1582.

No mosteiro, em 1827, foi inaugurado o primeiro curso de Direito do Brasil. Preste atenção nos três lampadários de prata em seu interior: são belíssimos. Além disso, a imagem de Cristo Crucificado, de costas para a igreja, foi posicionada dessa forma porque os escravos não podiam entrar no templo e, sendo assim, faziam suas orações do lado de fora. Ah, não deixe de experimentar os licores dos beneditinos.

As fachadas e o interior dos museus são o retrato da beleza colonial

Nem só de devoção vive Olinda. Nesta cidade, a arte entra pelos poros. O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (81)429-0032, antigo Palácio Episcopal, construído em 1676, expõe um vasto acervo de pinturas latino-americanas e peças sacras. Já o Museu de Arte Contemporânea (81)429-2587, que já foi Cadeia Eclesiástica e Pública possui obras históricas de valor inestimável.

Atrás das sete colinas, avista-se o azul turmalina do mar

Os altos coqueiros fincados nas praias de Olinda agradecem a sua visita e contemplação do cenário, mas não lhe sugerem um mergulho. A maioria das praias são poluídas, como a Praia do Carmo, cercada por um muro de pedras, que impede a invasão das ondas. A Praia do Pau Amarelo tem como principal atração o forte, construído em 1719, marcando o primeiro desembarque dos holandeses no Brasil. Nesta praia, você pode e deve mergulhar nas piscinas naturais em alto-mar. Você não vive sem água e toda essa cultura não lhe basta? Então ande 26 km em direção a Maria Farinha. Esta cidade ganhou vida própria com a inauguração de um grande parque aquático, o "Veneza Water Park" (81)466-8845, com corredeiras, piscinas de ondas, rio artificial de 350 metros e tudo que você precisa para se refrescar e absorver tantas informações sobre a cultura do seu país.

A noite de Olinda tece seus sabores e aromas em um convite irrecusável

Quando o sino das igrejas centenárias baterem às 6 horas da tarde, você já deve estar de volta e se preparando para começar a curtir a noite. Nas noites de sexta-feira, muitos músicos saem da Praça de São Pedro e fazem serenata pelas ladeiras da cidade. Se for uma noite de lua cheia, você irá se sentir um personagem de Jorge Amado.

Boêmia por natureza e por ser habitat de músicos e poetas, Olinda reserva dezenas de restaurantes e bares de excelente qualidade para o seu apurado paladar. A Oficina do Sabor (81)429-3331 é especializada em pratos regionais. Não deixe de experimentar os pratos à base de jerimum (abóbora-moranga) recheado. Pode ser de camarão e molho de maracujá ou ao molho de pitanga, servido com arroz de lula. Este restaurante, construído em um aconchegante casarão, tem vista para a Praia do Pina, no Recife.

Para quem prefere uma comida variada, o Chez Georges (81)439-5858 mescla os pratos consagrados da culinária francesa com os típicos da região. Confira o salmão com molho de champanhe e o camarão com aspargos verdes, que são indescritíveis. Outro restaurante charmoso é o Mourisco (81)429-1390, especializado em pescados. A agitação noturna fica por conta de bares como o Café Adega (81)429-3155, o Blues Bar (81)429-0083 e o Cantinho da Sé (Rua Ladeira da Sé). Além de linda, boêmia, charmosa e culta, Olinda é gostosa como nenhuma outra cidade.

O frevo de fama internacional embala multidões

Olinda é o palco da liberdade de expressão, onde o povo é sempre o protagonista. Talvez essa liberdade seja a herança dos escravos, que foram libertados em Olinda, antes mesmo da Lei Áurea. O fundo sonoro passeia pelo frevo mais animado do planeta, que nos põe no pódio ao lado da magia do carnaval de Veneza. Não falo de Recife, irmã da cidade e conhecida como 'Veneza brasileira', mas de Veneza, na Itália.

Nessas ladeiras, o carnaval ainda é irreverente, alegre, participativo, rico, ingênuo: apenas diversão. Uma gigantesca multidão invade as ladeiras de Olinda nessa época do ano. Muitos blocos, como o "Homem da Meia Noite", "A Mulher da Tarde", "Eu Acho é Pouco" e o famoso "Galo da Madrugada", pulam e cantam em uma das maiores manifestações populares que o mundo conhece. Para alimentar o fôlego, os foliões têm o hábito de tomar o curioso "Pau de Índio", um drink vendido em garrafinhas pela cidade, resultado de uma mistura de 17 poderosas ervas com cachaça, que vão lhe levar a loucura. Não esqueça de tomar muita água de coco depois.

Esta cidade é um capítulo à parte da história do Brasil

Olinda foi um dos mais importantes centros do período colonial brasileiro devido à cana-de-açúcar. Quando os holandeses conquistaram Pernambuco, em 1630, a cidade foi incendiada e a capital foi transferida para Recife. A rivalidade entre as duas cidades culminou com a Guerra dos Mascates, em 1710 e com a Intervenção da Coroa Portuguesa, que favoreceu a cidade de Recife. Tantas brigas e disputas fizeram com que Olinda valorizasse o que ela tem de melhor: a beleza dessa paisagem incomparável, recheada de árvores frutíferas, fiel aos seus costumes e à sua bela arquitetura, que permanece intacta até hoje, desde a sua fundação por Duarte Coelho, em 1535. De tão bela, até o oceano permanece aos seus pés.

A cada ladeira, uma surpresa e uma excelente opção para passeios e compras

Conhecidas mundialmente, as ladeiras de Olinda retratam a visão encantadora dos seus pontos turísticos. Você não pode passar por aqui sem conhecer a colina mais movimentada da cidade: o Alto da Sé. Abrigando o Museu de Arte Sacra, a Sé e o desativado Observatório Astronômico (onde, em 1860, foi descoberto o primeiro cometa da América Latina, batizado de "Cometa Olinda" pelo astrônomo Emmanuel Liais), este é o lugar ideal para saborear um delicioso queijo coalho ou uma tapioca fresquinha nas barracas do mirante. Gostou?

Não perca o fôlego e vá agora mesmo para o Mercado da Ribeira (81)439-1660, uma construção do século XVII que foi mercado de escravos até o século XIX, onde são apresentadas atrações folclóricas aos domingos. Por aqui você encontra variados produtos artesanais, como cerâmica, máscaras de papel machê, redes, objetos utilitários e decorativos de couro, madeira, antigüidades, tapetes, bijuterias e muito mais.

Continua com vontade de gastar? Então corra para o pólo cultural: a Rua do Amparo. Nesta rua, povoada por muitos ateliês de artistas plásticos, artesãos e galerias de arte, você encontra um presente muito original para levar de presente a alguém ou para presentear a sua casa. O que você está esperando?

Planejada como um soneto e harmoniosa como a rima de um verso, a beleza de Olinda corre solta na exaltação de tanta história refletida nas pedras de paralelepípedos marcados pelos passos da cultura regional brasileira.

Quando, em 1535, Duarte Coelho exclamou: "Ó linda situação para se fundar uma vila", nascia, nesse momento, o nome da cidade escolhida para traduzir ladeiras, mosteiros, igrejas, sobrados e museus e colinas em um poema vivo, que mescla a tropicalidade da natureza brasileira com os monumentos embalados ao som do frevo. Olinda foi e sempre será eternamente linda.

Informações sobre Recife


Inicio | Transfer | Hospedagem | Passeios | Cidades | Praias | Porto de Galinhas | Recife | Maceió | João Pessoa | Natal | Fernando de Noronha | Mapas | Barreiros | Brejo | Cabo de Santo Agostinho | Caruaru | Garanhuns | Gravatá | Igarassu | Ipojuca | Itamaracá | Locação de Buggy em Natal | Locação de Buggy em Porto de Galinhas | Olinda | Passeios em Maceió | Passeios em Recife | Passeios em Natal | Passeios em Porto de Galinhas | Praias de Cabo de Santo Agostinho | Praias de Natal | Praias de Maceió | Praias de João Pessoa | Praias de Recife | Praias de Porto de Galinhas | Praias de Itamaracá | Praias de Tamandaré | Rio Formoso | Tamandaré | Pernambuco | Alagoas | Paraíba | Rio Grande do Norte | Sirinhaém | Cidades 2 |Fernando de Noronha 2 | Praia do Porto | Cabo de Santo de Agostinho 2 | Caruaru 2 | Ipojuca 2 || Principais Praias de Pernambuco